top of page

Culpabilização Materna

  • Foto do escritor: Psicóloga Karina Gama
    Psicóloga Karina Gama
  • 20 de nov. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2023


Maternidade como produção de culpa?


Ao longo dos anos foi crescendo a romantização da maternidade em detrimento da saúde de mulheres. A sociedade e a mídia colocam o ser mãe como destino para as mulheres. Enxergamos a mulher apenas como uma incubadora, colocando assim, a maternidade como um produto capturado pelo capitalismo. O que gera culpa e solidão para as pessoas que desejam ou não o maternar.


A mulher passa por um processo de culpabilização pela sociedade e também de si. Ao escolher ser mãe, sofre com a culpabilização de continuar exercendo sua profissão ou até mesmo o abandono do trabalho, sentindo-se culpada também por não "dar conta de tudo", já que o maternar acaba sendo de sua inteira responsabilidade.

Já as pessoas que não desejam exercer essa função de mãe, são vistas pela sociedade com estranhamento, sofrendo estigma social sendo colocadas como egoístas e incompletas por se negarem a maternidade.



Psicóloga Karina Gama

CRP: 05/69057

Posts Relacionados

Ver tudo
O processo solitário do maternar

A urgência de repensarmos a forma como enxergamos as demandas do maternar, por muitas vezes serem colocadas no plano individual.

 
 
bottom of page